Câmara aprova modernização da iluminação e celebra 30 anos de empresa local

por acpaula publicado 22/10/2025 13h10, última modificação 28/11/2025 10h30
Destaque da 38ª Sessão Ordinária é a aprovação do Projeto de Lei que autoriza investimentos em videomonitoramento e eficiência energética via COSIP. Casa de Leis também homenageia a Reymann KL do Brasil pelos seus 30 anos de fundação em Peabiru.

Por Arthur Cunha Paula
Diretor de Comunicação Institucional

Peabiru, PR – 22 de outubro de 2025 — A Câmara Municipal de Peabiru realizou nesta terça 21 de outubro de 2025 a 38ª Sessão Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura, no Plenário Jurceu Sakuma. A sessão foi aberta às 18:30 pelo Presidente Irineu Manfrin (PL), com a presença de 8 Vereadores. O encontro foi marcado pela aprovação de três projetos do Executivo e do Legislativo por unanimidade, além de uma Emenda Aditiva e de Redação, e pela entrega solene da Moção de Aplausos e Reconhecimento à Reymann KL do Brasil.

A sessão teve um caráter solene, conforme explicitado pelo Primeiro-Secretário Bruno Miranda (PP), devido à homenagem à empresa Reymann KL do Brasil. A Moção de Aplausos, de autoria do Vereador Barão (MDB), celebrou os 30 anos de fundação da empresa, ressaltando a geração de mais de 140 colaboradores, a contribuição para o desenvolvimento econômico local e sua responsabilidade social. A fundadora, ex-vice-prefeita Maria José do Nascimento, e o sócio-diretor Emerson Carlos Simonelli, acompanhados de colaboradores, estiveram presentes na Casa de Leis para receber a homenagem.

Três proposições receberam aprovação unânime na Ordem do Dia. Foram aprovados em segunda discussão e votação dois Projetos de Lei Ordinária (PL) de iniciativa do Executivo Municipal: o PL nº 57/2025, que autoriza a desafetação, permuta e doação de bens imóveis públicos municipais, e o PL nº 66/2025, que autoriza a abertura de crédito adicional suplementar no valor de R$ 2.502.900,00 para garantir recursos orçamentários para folha de pagamento de secretarias como Fazenda e Finanças Públicas, Obras, Viação e Serviços Públicos, e Serviços de Atenção Básica de Saúde (Fundo de Saúde).

No âmbito das proposições do Legislativo, foi aprovado em primeira votação o Projeto de Lei do Legislativo nº 9/2025, de autoria de Lucas Brito (CIDADANIA), que visa alterar a Lei nº 504/2005 para incluir a eficientização do serviço de iluminação pública no custeio da Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (COSIP). Juntamente, foi aprovada, também por unanimidade, a Emenda nº 3/2025. Esta emenda, apresentada por Irineu Manfrin (PL) e outros vereadores, adita o projeto original para detalhar o conceito de eficientização, abrangendo desde a substituição de lâmpadas convencionais por LED, até a instalação de sistemas de telegestão, fontes de energia renovável, e câmeras de monitoramento e sensores urbanos para segurança.

O tom da sessão foi marcado pelas palavras de reconhecimento e, ao mesmo tempo, de crítica construtiva. Na homenagem, o diretor Emerson Simonelli pediu à Casa que “olhe com atenção para as empresas do nosso município”, defendendo que “o Poder Público e a iniciativa privada caminham juntos, de mãos dadas” para obter “crescimento sustentável”. O Vereador Barão (MDB), autor da moção, afirmou que a empresa “construiu relações, formou família, cultivou amizades e transformou desafios em vitórias”. Por sua vez, João Santana (PL) disse que a trajetória da Reymann KL é uma "mensagem direta a todos os agentes políticos" de que é "possível sim empresas grandes chegar e permanecer no município de Peabiru".

Nos debates legislativos, o Vereador Professor Claudino (UNIÃO) trouxe a preocupação popular ao apresentar o Requerimento nº 31/2025, que solicita informações ao Executivo sobre a obra na Rua Souza Naves, alegando que os vereadores são o canal de comunicação primário da população. João Santana (PL) manifestou preocupação com a qualidade da obra, mencionando "rachaduras" e a necessidade de "arrancar toda essa calçada fora" devido a prováveis "erros lá de trás". Bruno Miranda (PP) endossou, citando a possível falta de "muro de arrimo" como causa da "problemática". Já sobre o projeto da COSIP, Lucas Brito (CIDADANIA) justificou que a alteração legal é necessária para Peabiru fazer "investimento, pensando na eficiência e na inovação aqui no nosso município".

Com a aprovação em segunda votação, os Projetos de Lei Ordinária do Executivo (PL nº 57/2025 e PL nº 66/2025) seguem agora para a sanção do Prefeito Municipal. O Projeto de Lei do Legislativo nº 9/2025, de modernização da COSIP, aprovado em primeiro turno, continuará sua tramitação para a segunda discussão e votação. O Requerimento nº 31/2025, aprovado por unanimidade, exige que o Executivo Municipal preste as informações solicitadas no prazo máximo de 15 (quinze) dias, prorrogável por igual período. O Presidente Irineu Manfrin (PL) agradeceu a presença de todos e convidou para a próxima sessão, que será no dia 3 de dezembro.

Links para mais informações:

registrado em:
Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.