CÂMARA DE PEABIRU APROVA MOÇÕES DE APLAUSOS NA 35ª SESSÃO ORDINÁRIA

por acpaula publicado 16/10/2025 09h20, última modificação 25/11/2025 13h12
Parlamentares reconhecem serviços prestados à comunidade e destacam projeto de sustentabilidade em instituição de ensino. Vereadores também debateram sobre a morosidade na reforma da praça e urgentes obras de infraestrutura municipal.

Por Arthur Cunha Paula
Diretor de Comunicação Institucional

Peabiru, PR – 16 de outubro de 2025 — A Câmara Municipal de Peabiru realizou na última segunda-feira, 13 de outubro de 2025, a 35ª Sessão Ordinária no Plenário Vereador Jurceu Sakuma. Presidida pelo Vereador Irineu Manfrin (PL) e secretariada por Bruno Miranda (PP), a sessão, que iniciou às 18h30, foi marcada pela aprovação unânime de duas Moções de Aplausos.

Tais deliberações e homenagens cumprem a função legislativa da Câmara, que inclui o reconhecimento por serviços relevantes prestados ao Município. Na ocasião, a Mesa Executiva recebeu e encaminhou para trâmite o Projeto de Lei Ordinária (PL nº 65/2025), de autoria do Prefeito Municipal. A matéria dispõe sobre a retenção do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) em precatórios e RPVs no âmbito do Município, sendo remetida para a análise e parecer das comissões pertinentes.

Em votação, os Vereadores aprovaram por unanimidade o Requerimento nº 29/2025, de autoria do Vereador Professor Claudino (UNIÃO), concedendo Moção de Aplausos à Senhora Melina Torres por seus 20 anos de dedicação à Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, dos quais 16 anos foram dedicados à agência de Peabiru. Foi aprovado também o Requerimento nº 30/2025, de autoria de João Santana (PL), que concede Moção de Aplausos ao Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Santa Paula, pelo segundo lugar conquistado no Concurso Agrinho 2025, com o projeto voltado à sustentabilidade.

Durante o Grande Expediente, foram debatidas diversas Indicações que solicitam melhorias ao Executivo. O Vereador Paulo Muniz da Saúde (CIDADANIA) abordou a necessidade de reforma nas calçadas da Escola Princesa Isabel (Indicação nº 159/2025), que estariam totalmente danificadas, e criticou o escoamento de águas pluviais na Avenida São João (Indicação nº 160/2025), destacando que a água fica empoçada em frente aos imóveis. O Presidente da Câmara, Irineu Manfrin (PL), apresentou indicação para o alargamento da Ponte sobre o Rio Claro, para facilitar a passagem de maquinários agrícolas e aumentar a segurança do tráfego local.

Na sequência, o Vereador Lucas Brito (CIDADANIA) requereu a revisão e manutenção de lâmpadas da iluminação pública para a segurança dos munícipes, e solicitou a aquisição de equipamentos e mobiliário para as áreas administrativas das escolas municipais (Indicação nº 167/2025). O Vereador Professor Claudino (UNIÃO) solicitou a pintura de faixa de pedestres em frente ao Colégio Olavo Bilac para maior segurança dos estudantes. Já o Vereador João Santana (PL) expressou preocupação com a morosidade na reforma da praça municipal e manifestou sua crítica ao design dos novos bancos, comparando-os a "catacumbas" ou "túmulos".

Na esfera institucional, João Santana (PL) refletiu sobre a necessidade de exercer a função parlamentar de forma plena, mesmo enfrentando divergências com setores da comunidade. O Vereador Toninho da Ambulância (REPUBLICANOS), Vice-Presidente, destacou o dia 10 de outubro como o Dia do Condutor de Ambulância e reforçou o compromisso com a segurança no trânsito, fazendo um registro pessoal sobre a correção do uso de celular ao dirigir.

As Indicações lidas serão encaminhadas ao Poder Executivo para que as autoridades competentes avaliem a viabilidade técnica e administrativa das solicitações. As Moções de Aplausos aprovadas serão formalizadas para a entrega das honrarias. O Projeto de Lei nº 65/2025, por sua vez, segue o trâmite regimental e será submetido à análise das Comissões, antes de retornar ao Plenário para discussão e votação.

Links para mais informações:

registrado em:
Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.