Excelência em Sala de Aula: Câmara de Peabiru Presta Homenagem a Professoras e CMEI Destaque no Concurso Agrinho 2025
Por Arthur Cunha Paula
Diretor de Comunicação Institucional
Peabiru, PR – 04 de novembro de 2025 — A Câmara Municipal de Peabiru dedicou parte da 39ª Sessão Ordinária, realizada em 03 de novembro de 2025, para homenagear educadores e instituições de ensino que se destacaram no Concurso Agrinho 2025. A sessão, presidida pelo Vereador Irineu Manfrin (PL), contou com a presença da Secretária de Educação, Dayane Walker, e do Prefeito Municipal José Marcos Lopes, que enfatizaram o apoio à área educacional.
O motivo da celebração foi a entrega de duas Moções de Aplausos (nº 7/2025 e nº 8/2025), de autoria do Vereador João Santana (PL), que reconheceram formalmente o trabalho notável dos profissionais. O CMEI Santa Paula foi homenageado com a Moção nº 8/2025 pela conquista do 2º lugar estadual na Categoria Escola Agrinho.
A Moção de Aplausos nº 7/2025 foi concedida às professoras Glayze Mayara Dorce, Jaqueline Costa da Silva Soares e Thalita Fernanda Machry, todas finalistas do concurso Agrinho 2025. O Vereador João Santana (PL) e os demais parlamentares destacaram a excelência dos projetos voltados à sustentabilidade, como o da Professora Glayze, que mobilizou mais de 2 mil alunos com "bombas de sementes", e o de Thalita, já campeã em 2022, que promoveu a revitalização de um rio e a construção de um parque comunitário.
A Secretária Dayane Walker fez um emocionado discurso, parabenizando as professoras e o CMEI Santa Paula, que submeteu 11 dos 13 projetos inscritos em sua categoria. A Secretária destacou que os projetos surgem de "uma necessidade real da escola" e que o sucesso é fruto do comprometimento de toda a equipe, desde a cozinha até o estagiário. Ela também ressaltou o apoio do Prefeito Marcos Lopes, afirmando que "se tudo flui, é por conta do Prefeito".
O Vereador João Santana (PL) utilizou a tribuna para uma reflexão profunda, defendendo a "utopia" de que o futuro do "Brasil" e de "Peabiru" será decidido "nas centenas de milhares de salas de aulas", e não apenas nos parlamentos. Ele vinculou as conquistas do Agrinho ao esforço da Câmara em promover um "projeto urbano de arborização" como emenda ao PPA 2026-2029, mostrando que "a palavra que move os tempos de agora é sustentabilidade e meio ambiente".
A importância das premiações foi ressaltada pelos Vereadores sob diferentes perspectivas. Alexandre Xeva (PL) classificou o Agrinho como um momento de aprendizado que incute nas crianças um senso de "cidadania" e de responsabilidade sobre o "Meio Ambiente e Sustentabilidade". Bruno Miranda (PP) trouxe uma nota pessoal, lembrando-se da emoção de plantar feijão na infância, enfatizando que o principal ganho desses projetos é para "as crianças, elas que vão levar pro resto da vida a emoção de trabalhar". O Vereador Lucas Brito (CIDADANIA) elogiou a "força de vontade" e o "dom diferenciado" das professoras que trabalham com 25, 30, ou 40 alunos, defendendo que é preciso "gritar aos quatro cantos que nós temos sim o que comemorar na educação".
O Prefeito Marcos Lopes reforçou o compromisso do Executivo, mencionando que foi "muito feliz" nas escolhas de seu secretariado e prometeu continuar investindo na infraestrutura escolar, como a recuperação de várias escolas e a cobertura da quadra da Escola Princesa Isabel. A Secretaria de Educação Dayane Walker convidou os Vereadores para a "celebração" do Concurso de Projetos Pedagógicos no dia 19 de novembro. Os Vereadores reiteraram que a Casa de Leis está à disposição para apoiar a educação, considerada "fundamental" para o desenvolvimento do município.
A valorização da educação e o reconhecimento público das conquistas pedagógicas funcionam como a irrigação de um jardim: ao celebrar o fruto do trabalho dos professores, a Câmara Municipal de Peabiru reforça as raízes da excelência e garante que a próxima colheita de talentos e inovações seja ainda mais abundante para toda a comunidade."
Arthur Cunha Paula, Diretor de Comunicação Institucional do Poder Legislativo de Peabiru.
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